 Auto:  /
                Auto:  / 
            
                        Segundo o superintendente do Pantanal Shopping, Giuliano Bragaglia, o centro de compras investe em projetos de sustentabilidade, pois além de reduzir o impacto ambiental, reforça o pilar de responsabilidade social do empreendimento e da Ancar Ivanhoe, administradora do shopping.
“Queremos utilizar a relevância do nosso shopping para a comunidade e falar com a população cuiabana e conscientizá-la. Afinal, somos agentes transformadores da sociedade e temos um compromisso com a comunidade que nos cerca”, aponta.
Giuliano explica que para agendar a visita basta acessar o site www.pantanalshopping.com.br ir na landing page sustentabilidade (sustentabilidade.pantanalshopping.com.br) e entrar em contato com a equipe do centro de compras. No local ainda é possível encontrar informações sobre todas as ações de sustentabilidade realizadas pelo equipamento.
“As visitas ocorrerão duas vezes na semana, com o grupo de no máximo 30 pessoas. Os participantes serão recebidos com uma pequena apresentação sobre o projeto e percorrerão as dependências do equipamento conhecendo as diferentes ações”, explica.
Visita guiada
O tour iniciará com a ida a praça de alimentação, em que os participantes verão como é feita a separação do lixo e a coleta de óleo de cozinha dos restaurantes. Em seguida, andarão pelo shopping e verão os coletores de lâmpadas, pilhas e baterias, além do recém instalado tapume sustentável – ponto de descarte de latas, papelão, plástico, pilhas e baterias, óleo de cozinha e capsula de café – voltado para clientes e lojistas.
Os visitantes também conhecerão como o centro de compras reutiliza cerca de 600 mil m³ de água todo mês água. Hoje, o equipamento aproveita a água do sistema de ar-condicionado para uso em descargas, lavar calçadas, além de regar os jardins do paisagismo.
Depois, os participantes irão até a área de reciclagem e conhecerão como é segregado os resíduos orgânicos dos recicláveis. O Pantanal Shopping é o centro de compras do grupo Ancar Ivanhoe, que mais recicla lixo no país. Ao todo, são 60 toneladas de lixo por mês reutilizados. O lixo recolhido é coletado por um caminhão e encaminhado a uma cooperativa para reciclagem.
O passeio continua com a ida as duas hortas que o empreendimento mantém. Elas estão localizadas no telhado e na doca e juntas possuem mais de 250m² e produzem cerca de 1.200 verduras e hortaliças por mês. Entre elas estão: cebolinha, coentro, salsa, berinjela, pimenta de cheiro, tomate cereja, tomate, pimentão, hortelã, alface, alface roxo, rúcula e couve. Todos os itens colhidos são destinados aos colaboradores do shopping e lojistas que contribuem cedendo mudas para o replantio.
“Demonstramos que toda a horta foi construída por meio do reaproveitamento de materiais inutilizados pelo shopping: cones e paver do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras do equipamento, resto de tubulações e estrutura de aço. Além disso, uma pequena parte do lixo orgânico e restos de folhas do paisagismo do shopping são utilizados na compostagem, processo que provoca a decomposição da matéria orgânica. O lixo reciclado é então utilizado como adubo para a horta orgânica”, conta o superintendente do Pantanal.
