A Educação Infantil compreende a primeira infância e é nela que as múltiplas experiências acontecem, ampliando a visão que a criança tem de si mesma e do mundo. É nesta fase que as potencialidades das crianças são desenvolvidas nos aspectos, sociais, afetivos, psicomotores e cognitivos. Por isso a escola neste período é essencial, para oferecer às crianças “a possibilidade de desde muito cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto-estima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes”. RCNEI vol.2 ( 1998, p.11)
Nesta etapa as crianças são ávidas ao conhecimento, cabe ao educador potencializar esse interesse, oferecendo ESPAÇOS e oportunidades para o aprendizado. Ao professor cabe a mediação, a provocação para os novos desafios e curiosidades, por meio da interação da criança com os ESPAÇOS que devem ser cada vez mais desafiadores.
Assim, a nossa metodologia é focada no lúdico, no aprender brincado, pois este é o universo infantil e é brincando que ela aprende, experimenta, testa suas hipóteses em todas as atividades do dia a dia.
Os Projetos e a Datas Comemorativas são propostas em que as crianças também são envolvidas e convidadas ao saber, a se conhecer, a conhecer o mundo que a cerca e a relacionar-se com outras crianças.