Proposta Pedagógica

A prática pedagógica do Colégio Espaço do Saber é sócio-construtivista, assim, todo o trabalho desenvolvido segue as concepções de Piaget e Vygotsky. Essa concepção teórica parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

Nosso diferencial – O trabalho com portifólios 

Além dos livros, apostilas e cadernos, nossos alunos desenvolvem atividades interdisciplinares e contextualizadas a partir um tema gerador.

O Portifólio representa, primeiramente, uma forma de avaliação contínua da aprendizagem. É a partir do desenvolvimento destas atividades que observamos e analisamos o raciocínio, a interação e re-elaboração do conhecimento de maneira descontraída, levando o aluno a acreditar sempre em seu potencial.

Programa O Líder Em Mim (OLEM) - Aprendizagem Socioemocional

Pomover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformações da sociedade. Eis a missão do Líder em Mim (OLEM), agora compartilhada com as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada por todas as escolas do país até 2020.

Atualmente muito requeridas pelo mercado e pela sociedade, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam em nosso comportamento, atitudes, modos de pensar, e são também influenciadas pela nossa personalidade.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular, além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Os aspectos socioemocionais são importantes por capacitarem as pessoas a buscarem o que desejam, tomarem decisões, estabelecerem objetivos e persistirem para o alcance das metas, mesmo em situações adversas, de modo a serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.

Baseadas nas cinco dimensões da personalidade humana – Abertura ao novo, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade emocional -, e em princípios, influem diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.

Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional tem mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos, e ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!´´

 

“Uma criança preparada para o futuro é um agente da transformação para uma sociedade melhor.”

 

 

 

 

 

 

 



Periodo Integral
 ATIVIDADES PARA O INTEGRAL As crianças de 1 a 3 anos de idade são estimuladas com atividades inteiramente lúdicas, pedagógicas e acolhedoras, de forma a desenvolver: - Afetividade: todas as...
Educação Infantil
A Educação Infantil compreende a primeira infância e é nela que as múltiplas experiências acontecem, ampliando a visão que a criança tem de si mesma e do mundo. É nesta fase que as potencialidades...
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental compreende alunos de 6 a 14 anos de idade, que cursam do 1º ao 9º ano, e objetiva desenvolver as habilidades e competências intelectuais, linguísticas, afetivas e de relações...
Sistema de Ensino
O Bernoulli Sistema de Ensino desenvolve soluções educacionais de excelência, que facilitam a vida da escola e geram resultados de verdade. São soluções eficientes e totalmente integradas, que acompanham...
MATRÍCULAS ABERTAS PARA CONSTRUIR O FUTURO DO SEU FILHO.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO, NÓS LIGAREMOS PARA VOCÊ.