A prática pedagógica do Colégio Espaço do Saber é sócio-construtivista, assim, todo o trabalho desenvolvido segue as concepções de Piaget e Vygotsky. Essa concepção teórica parte do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A idéia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio. Ao contrário, responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
Nosso diferencial – O trabalho com portifólios
Além dos livros, apostilas e cadernos, nossos alunos desenvolvem atividades interdisciplinares e contextualizadas a partir um tema gerador.
O Portifólio representa, primeiramente, uma forma de avaliação contínua da aprendizagem. É a partir do desenvolvimento destas atividades que observamos e analisamos o raciocínio, a interação e re-elaboração do conhecimento de maneira descontraída, levando o aluno a acreditar sempre em seu potencial.
Programa O Líder Em Mim (OLEM) - Aprendizagem Socioemocional
Pomover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformações da sociedade. Eis a missão do Líder em Mim (OLEM), agora compartilhada com as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada por todas as escolas do país até 2020.
Atualmente muito requeridas pelo mercado e pela sociedade, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam em nosso comportamento, atitudes, modos de pensar, e são também influenciadas pela nossa personalidade.
A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular, além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.
Os aspectos socioemocionais são importantes por capacitarem as pessoas a buscarem o que desejam, tomarem decisões, estabelecerem objetivos e persistirem para o alcance das metas, mesmo em situações adversas, de modo a serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Baseadas nas cinco dimensões da personalidade humana – Abertura ao novo, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade emocional -, e em princípios, influem diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.
Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.
Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional tem mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos, e ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!´´
“Uma criança preparada para o futuro é um agente da transformação para uma sociedade melhor.”