Lider em Mim
Saber Literário
21/09/2019 - 12:10
Auto: /

Saber Literário – Fundamental II

O projeto propôs, a partir da leitura dos livros paradidáticos, fomentar o hábito de ler por meio da criatividade, da emoção, da leitura, da comunicação em prol das mudanças pessoais e sociais.

Na adaptação dos textos para releituras cênicas, os alunos utilizaram a proatividade, elencando o mais importante e, com o objetivo em mente, para que em sinergia e sempre no ganha-ganha todos ficassem realizado, com instrumento afinado.

Foram selecionados títulos literários para o Ensino Fundamental II:

6º ano – Matutino, 6º ano – Vespertino: “Deu a louca no tempo” e “Os  Sete desafios para ser rei”

7º ano – Matutino, 7º ano – Vespertino: “Estudar qual é o segredo?” e “Amizade Improvável”

8º ano – Matutino: “Extraordinário”

9º ano – Matutino: “O livro do adolescente”

Nos 2º e 3º bimestres, durante as aulas de Produção de texto, organizavam-se as rodas de leitura e os livros eram lidos e comentados, sob a mediação da professora. Neste momento acontecia também a identificação dos hábitos.

A partir da leitura, extraiu-se a essência das histórias, transformando-as em texto cênico. O Projeto manteve como prioridade o protagonismo dos alunos, que em grupos se organizaram para a reescrita textual, elaboração e confecção do cenário, seleção do figurino, atores e diretores.

O local selecionado – um parque da nossa cidade – Cuiabá/MT (Parque Mãe Bonifácia), teve como proposta divulgar a relevância deste momento, mas também a leveza que esta pode ser proporcionada – além dos muros da escola, ampliando a todos que quisessem apreciar e degustar do prazer de ler, além dos livros. Ainda, a possibilidade de usufruir da natureza com seus familiares e o bem estar que ela proporciona com uma caminhada, um pic nic, brincadeiras no play ou simplesmente contemplando-a.

 

VEJA MAIS FOTO
FONTE: Coordenação
EDIÇÃO: Coordenação